quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

VIOLÊNCIA: RETRATO DE UMA SOCIEDADE SEM DEUS

Infelizmente a violência está em toda parte. - Não passamos um dia sem ouvir uma notícia sobre atos violentos nos meios de comunicação.
Assaltos são cada vez mais comuns, seqüestros deixaram de ser um pesadelo apenas para os ricos e a violência se agrava muitas vezes seguida de assassinato. Uma estatística recente, na cidade de São Paulo, indica que uma em cada duas pessoas já foi assaltada.
A impunidade se alastra, os governos se omitem.
Qual é a nossa reação e compreensão do problema da violência? O que tem a Palavra de Deus a dizer sobre o assunto? Qual a responsabilidade dos governantes e das autoridades? Qual deve ser a postura do servo de Deus, numa era de violência e criminalidade?
A Palavra de Deus nos relata a história do primeiro homicídio, em Gn 4.1-24. Lá, tomamos conhecimento como a ira de Caim contra seu irmão, Abel, o levou a cometer assassinato.

Assim, antes do dilúvio, a violência já permeava a terra. Gn. 6.11 diz: "a terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência".
Após o dilúvio, Deus destruiu Sodoma e Gomorra pela impiedade, violência e imoralidade existentes naquelas cidades.
Violência maior foi praticada contra o Nosso Senhor Jesus Cristo, torturado, espancado e pendurado pelas mãos e pés, com pregos, em uma cruz, culminando com uma morte lenta e dolorosa, por asfixia, sem ter qualquer pecado.
Ali ele sofria violência e punição e morria em substituição aos seus amados que constituem a sua igreja - aqueles que, pela graça de Deus, o reconhecem como Salvador e Senhor de suas vidas.
A violência, portanto, por mais presente que esteja em nossa era, não é um problema moderno. Temos a tendência de sempre olhar o nosso tempo época como a pior que já existiu, mas quando lemos os relatos acima, da própria Palavra de Deus, vemos a violência, imoralidade, crueldade e impiedade sempre presentes no mundo.
A manutenção da lei e da ordem não pertence a um grupo ilegal de "vigilantes" ou "justiceiros" que massacram indiscriminadamente, sob a cobertura de estarem punindo os criminosos.
O estado constituído, os governantes, as autoridades estabelecidas, em qualquer sistema, são ministros de Deus para aplicação dos princípios de justiça.

Leituras sugeridas:
Seg.:Gn 4.4-15 - A primeira manifestação de violência.
Ter.:Gn 9:5-17 - Deus condena a violência e estabelece um pacto de paz.
Quar.:Os 4.1-6 - A violência em uma sociedade sem Deus.
Qui.:Mt 5.1-12 - A postura pessoal do crente é pacífica e não violenta.
Sex.:Mt 26:46-52 - Cristo entrega a sua vida e condena a violência.
Sáb.:Rm 13.1-7 -O governo ideal reprime os violentos e recompensa os ordeiros.
Dom.: Ap 13.7-10 - Violência contra os santos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário